domingo, 10 de outubro de 2010

São Gerardo Magela 16/10


outubro de 1755) (ou São Geraldo Magela ou São Geraldo Majela ou São Gerardo Majella) é um santo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Geraldo Magela foi filho de um alfaiate. Seu pai faleceu quando ele tinha 12 anos de idade e sua família ficou em estado de extrema pobreza. Tentou entrar na Ordem dos Capuchinhos, mas este os recusaram devido a sua condição de saúde. Já junto à Congregação dos Redentoristas, este foi aceito sem resistências e serviu como sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Durante sua trajetória como religioso, em 1754, foi acusado falsamente de ser o pai do filho de uma mulher gravida, Néria Caggiano. Ele retirou-se, entrou em retrete. A referida mulher se arrependeu, retratando-se e inocentando-o. Por isso sua ligação como patrono de todos os aspectos da gravidez. Ele também tinha a fama de ser Bilocate (a capacidade de estar presente em dois lugares ao mesmo tempo) e de ser vidente.

Faleceu vítima de tuberculose, foi beatificado em 29 de janeiro de 1893 pelo Papa Leão XIII, e canonizado em 11 dezembro de 1904 pelo Papa Pio X. O seu dia é comemorado em 16 de outubro e é padroeiro dos alfaiates, das boas confissões, das crianças, das pessoas falsamente acusadas, das gestantes, dos Irmãos leigos, das mães, das maternidade, do movimento pró-vida, de Muro Lucano (Itália), dos nascituros, do parto e dos porteiros.



São Gerardo Magela
Nascimento 23 de abril de 1725 em Muro Lucano, Itália
Falecimento 16 de outubro de 1755 em Caposele, Itália
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 16 de outubro
Padroeiro: da gravidez, dos falsamente acusados, das boas confissões e da maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário